Tenho recebido alguns e-mails pedindo informações sobre as luzes de uma das aeronaves mais utilizadas no Flight Simulator, o Boeing 737. Abaixo temos uma imagem que indica a localização das luzes na aeronave:
Aproveitando o gancho, aqui vai também uma sugestão para utilização das luzes, baseada no SOP (Standard Operations Procedures) .
- ANTI-COLLISION – Deve ser ligada para a partida dos motores ou início do Push-Back e desligada após o corte ou final do Push-Back.
- POSITION LIGHTS – São de uso contínuo entre o pôr e o nascer do sol, bem como em operação de baixa visibilidade. Para voos internacionais são de uso contínuo independentemente das condições ou horário.
- LOGO LIGHTS – São de uso entre o pôr e o nascer do sol, bem como em operação de baixa visibilidade, com a aeronave no solo. Em voo, usar nas fases de subida e descida.
- RUNWAY TURNOFF – Tem seu uso obrigatório do início da decolagem até o TOC e do TOD até o pouso. Usar no solo em operação de baixa visibilidade.
- WING ILLUMINATION – Uso específico para a inspeção da asa.
- LANDING LIGHTS (FIXED) – Tem seu uso no péríodo noturno para a decolagem e pouso. Na decolagem deverão ser desligadas após o liftoff (positive climb) quando solicitado pelo PF: “Gear-Up – Landing Lights Off”. Para o pouso noturno, recomenda-se que elas sejam acesas a 500 ft. ou abaixo quando em contato visual com a pista.
- LANDING LIGHTS(RETRACTABLE) - Para o pouso noturno, recomenda-se que elas sejam acesas a 500 ft. ou abaixo quando em contato visual com a pista. Normalmente não são utilizadas na decolagem.
- STROBES – Devem permanecer ligadas desde o Before Takeoff Checklist até o After Landing. Devem permanecer ligadas no táxi sobre a pista (back track) e/ou quando for efetuar cruzamento de pista. Não ligar no cheque externo.
- TAXI LIGHT – Durante o movimento da aeronave no solo por meios próprios deve estar acesa, tanto no perído notoruno como diurno.
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